Blocos regionais formados na década de 90Matéria recorrente nos livros de Geografia, os blocos regionais surgiram, segundo as aulas da Tia Regina, minha professora da disciplina na 6ª série, com o final da Guerra Fria e representavam o novo modelo multipolar que surgia no mundo então. Isso no começo da década de 90. Desde lá, formaram-se vários: Mercosul, Pacto Andino, Nafta, CEI, Apec, etc.
Enfim, siglas não faltaram para tantos acordos e tratados. A pergunta que se faz é qual a finalidade prática desses blocos? Militar? Definitivamente, não! Social? Se for, ainda não começou a funcionar. Econômico? Pode até ser, mas com o domínio de uns sobre os outros.
Talvez seja essa a verdadeira função: Dominação acordada entre as partes!
O bloco europeu foi o único, que aos solavancos, caminha a um entendimento, mas e os outros? De bipolar, passando por um surto multipolar, o mundo tornou-se mesmo unipolar com uma superpotência que manda e desmanda nos rumo político, militar, econômico e social do planeta.
Para que a ALCA se os EUA já mandam o suficiente na América Latina, seu quintal? É isso também aprendemos nas benditas aulas de Geografia que há regiões-quintais. A América Latina, quintal americano, a África, quintal europeu e grande parte da Ásia, quintal do Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário