segunda-feira, 21 de julho de 2008

Blocos regionais: qual o resultado?

Blocos regionais formados na década de 90

Matéria recorrente nos livros de Geografia, os blocos regionais surgiram, segundo as aulas da Tia Regina, minha professora da disciplina na 6ª série, com o final da Guerra Fria e representavam o novo modelo multipolar que surgia no mundo então. Isso no começo da década de 90. Desde lá, formaram-se vários: Mercosul, Pacto Andino, Nafta, CEI, Apec, etc.

Enfim, siglas não faltaram para tantos acordos e tratados. A pergunta que se faz é qual a finalidade prática desses blocos? Militar? Definitivamente, não! Social? Se for, ainda não começou a funcionar. Econômico? Pode até ser, mas com o domínio de uns sobre os outros.

Talvez seja essa a verdadeira função: Dominação acordada entre as partes!

O bloco europeu foi o único, que aos solavancos, caminha a um entendimento, mas e os outros? De bipolar, passando por um surto multipolar, o mundo tornou-se mesmo unipolar com uma superpotência que manda e desmanda nos rumo político, militar, econômico e social do planeta.

Para que a ALCA se os EUA já mandam o suficiente na América Latina, seu quintal? É isso também aprendemos nas benditas aulas de Geografia que há regiões-quintais. A América Latina, quintal americano, a África, quintal europeu e grande parte da Ásia, quintal do Japão.

Nenhum comentário: